Digite aqui o assunto que busca

sexta-feira, 31 de maio de 2013

A revolução mais importante


Fonte: Folha de São Paulo – 31/05/2013

Está emergindo uma nova ordem energética mundial. Estes são alguns dos acontecimentos que vêm transformando profundamente esse setor.

1. A China se converte no maior consumidor mundial de energia. Em 2010, o país superou os EUA e se tornou o maior consumidor do mundo. Neste ano, consumiu 4% mais que os EUA, derrubando o país do primeiro lugar que ocupava desde 1900.
A China é também líder na geração de energia limpa, especialmente solar e eólica. E são dela 26 das 63 centrais nucleares em construção em todo o mundo hoje.

2. A revolução do gás de lutitos. A tecnologia para extrair energia dessas rochas é a maior inovação em muito tempo. Graças a essas novas técnicas, é possível que em 2020 os EUA se tornem o maior exportador de energia do mundo. Também México, China e França terão mais recursos energéticos. Naturalmente, sobram razões para preocupação com os danos ambientais que esse tipo de exploração pode causar. 

3. A globalização das petrolíferas chinesas. As empresas petrolíferas chinesas não costumavam figurar nas listas das maiores. Hoje, elas estão presentes em toda parte e têm um peso enorme no setor.
Gigantes como CNPC, CNOOC e Sinopec obtêm até 20% de sua produção total fora da China. A PetroChina produz mais petróleo que a ExxonMobil, por exemplo.
Uma das maiores surpresas da nova ordem energética mundial que está se delineando é que a escassez talvez deixe de ser a preocupação principal. De acordo com um estudo do Citigroup, a demanda por petróleo está chegando ao ponto máximo e, a partir de 2020, começará a declinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário