Digite aqui o assunto que busca

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Coreia do Norte quer reforçar laços com a China

Fonte: G1 - Mundo

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, pediu neste sábado (15) o estreitamento dos laços de seu regime com a China, em uma mensagem pessoal enviada ao presidente chinês, Xi Jinping, por ocasião de seu 60º aniversário.
A agência estatal de notícias norte-coreana "KCNA" publicou integralmente a carta de Kim Jong-un.
"Consolidar e desenvolver, geração após geração, a tradicional amizade entre a República Democrática Popular da Coreia (RPDC) e a China, que suportou todas os testes da história, é a vontade de nosso partido e nossa gente, em uma perspectiva de longo prazo e apesar da difícil situação internacional", diz a mensagem.
"Estou convencido que a invencível vitalidade da amizade entre a RPDC e a China, um tesouro que compartilham os povos dos dois países, ficará exposta de maneira ainda mais surpreendente no futuro graças aos esforços conjuntos de ambas as partes", acrescenta o documento. "Sinceramente desejo, secretário-geral, boa saúde e sucesso no seu trabalho responsável e a felicidade da sua família", conclui a nota de Kim Jong-un para felicitar Xi Jinping.


A China é o principal parceiro comercial e fornecedor de ajuda econômica ao isolado regime comunista. No entanto, nos últimos meses, Pequim aparentemente adotou uma postura mais dura com Pyongyang.
Isso ocorreu principalmente após o lançamento de um projétil de longo alcance pela Coreia do Norte em dezembro, do teste nuclear em fevereiro e da dura campanha de ameaças contra Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão entre março e abril, o que levou a uma escalada das tensões na região.
Desde então, Pequim apoiou as últimas sanções impostas contra a Coreia do Norte no Conselho de Segurança das Nações Unidas e aplicou restrições com maior rigidez, como o corte de relações entre o Banco da China e o Banco de Comércio Estrangeiro norte-coreano.
Por isso, o general de quatro estrelas e diretor do Departamento Político do Exército Popular da Coreia do Norte, Choe Ryung-Hae, fez uma visita a Pequim em maio, para aliviar as tensões dos últimos meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário