Digite aqui o assunto que busca

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Coreia do Sul e China pressionam Norte sobre programa nuclear

Fonte:  reddação, com Reuters - de Pequim, China Junho/2013

O presidente chinês, Xi Jinping, recebeu nesta quinta-feira a homóloga sul-coreana, Park Geun-hye, como uma “velha amiga da China”, e concordou em pressionar a Coreia do Norte a aceitar novas negociações sobre a questão nuclear, no primeiro encontro entre ambos.


O presidente chinês, Xi Jinping, recebeu nesta quinta-feira a homóloga sul-coreana, Park Geun-hye

Os dois assumiram seus cargos neste ano, e se mostram empenhados em conter o programa nuclear norte-coreano, inclusive apoiando sanções econômicas mais rigorosas contra o país comunista, tradicional aliado de Pequim.

- Os dois líderes partilharam uma visão comum sobre a desnuclearização da Coreia do Norte, a manutenção da paz e da estabilidade na península da Coreia, e a resolução das questões por meio do diálogo e das negociações – disse a Presidência sul-coreana em nota.

A China apoiou o Norte na Guerra da Coreia (1950-53), e depois prestou durante décadas uma vital ajuda econômica e diplomática ao miserável país. Mas Pequim nos últimos anos vem adotando uma postura mais rígida contra o regime comunista de Pyongyang, que já fez três testes com armas nucleares desde 2006.
O governo chinês, também comunista, adotou várias sanções contra o Norte para forçar o país a negociar, incluindo, neste ano, restrições à atividade de bancos norte-coreanos na China.

Em abril, Xi disse em um fórum internacional que nenhum país “deve ter o poder de atirar a região e até o mundo todo no caos por causa de ganhos egoístas”. Ele não citou nominalmente a Coreia do Norte, mas a declaração foi feita no momento de maior tensão na região em várias décadas, quando Pyongyang fazia ameaças diárias de ataques contra a Coreia do Sul e os EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário