Digite aqui o assunto que busca

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

China e França esperam reforçar as relações bilaterais

O chanceler chinês, Wang Yi, começou nesta quarta-feira uma visita oficial à França. O presidente do país, François Hollande, o recebeu no Palácio Eliseu. É a primeira vez que o ministro chinês visita a França como chanceler.

A estadia na França é parte importante da visita de Wang Yi à Europa. Falando sobre as relações entre China e França, o chanceler chinês anunciou que a China sempre presta alta atenção às cooperações amistosas com a França. Como membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, segundo Wang, as relações sino-francesas têm importância estratégica.

O ano de 2014 será o 50º aniversário do estabelecimento de relação diplomática entre os dois países. Nesse contexto, Wang Yi expressou seu desejo de que os dois governos venham a consolidar, aprofundar e reforçar a confiança mútua e desenvolver conversações e cooperações em todas as áreas.

"As cooperações estratégicas entre China e França não refletem apenas nos assuntos internacionais e regionais, mas também nos intercâmbios e cooperações práticas de várias áreas. O desenvolvimento chinês está numa nova etapa histórica. Nós vamos promover com esforços a industrialização, urbanização, tecnologias de informação e uma agricultura moderna. Acredito que existe grande potencial e espaço para cooperações sino-francesas nessas quatro áreas. Temos confiança no futuro das relações entre China e França."

Laurent Fabius elogiou o discurso de Wang Yi. Ele apontou que 2014 será um ano muito importante, pois os dois países vão realizar uma série de atividades nos setores da cultura, educação e tecnologia. Fabius também divulgou as novas políticas sobre a concessão de visto para chineses.

"Desejamos que mais cidadãos franceses possam ir para a China e também damos boas-vindas para que mais chineses visitem a França. Por isso, decidimos que, no próximo ano, apenas dois dias serão necessários para realizar concessão de vistos de entrada para os cidadãos chineses."
Wang Yi ficou contente de saber a informação, ele ressaltou que a amizade entre os povos é a base mais sólida das relações entre os governos.

Antes da visita à França, o ministro das Relações Exteriores da China também foi Itália e San Marino. O ano de 2013 é o 10º aniversário do estabelecimento das relações de cooperação estratégica entre China e Europa.

Wang ressaltou que desenvolvimento e prosperidade da Europa vão beneficiar a paz e o equilíbrio das forças do mundo.

Fonte: CRIOnline em 31/10/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário