Digite aqui o assunto que busca

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Lagos no Planalto Qinghai-Tibet expandem-se com esforços de recuperação ambiental

A região Sanjiangyuan do Planalto Qinghai-Tibet, casa da fonte dos principais rios da China, tem visto seus lagos se expandindo devido a projetos de proteção ambiental.


A área superficial de lagos na região Sanjiangyuan, no noroeste da China, aumentou 760 quilômetros quadrados nos últimos oito anos, e protege as fontes dos Rios Yangtze, Amarelo e Lantsang, de acordo com o escritório de Sanjiangyuan, subordinado ao governo provincial de Qinghai.

O lago Gyaring e o Lago Ngoring, os dois maiores lagos de água doce nas fontes do Rio Amarelo, expandiram-se 34,7 quilômetros quadrados e 64,4 quilômetros quadrados respectivamente desde 2004, de acordo com dados da Administração Meteorológica de Qinghai.

"É um bom sinal que os lagos fiquem cada vez maiores, isto reflete que o meio ambiente da área está melhor", disse Li Xiaonan, vice-chefe do escritório.

Com uma altitude média de 4.000 metros, Sanjiangyuan, que significa "fonte de três rios" em chinês, deita-se na parte interior do Planalto Qinghai-Tibet e é o maior e mais elevado ecossistema de pantanal da China.
Mesmo conhecido como "torre de água da China", Sanjiangyuan vem enfrentando recursos aquáticos reduzidos e lagos contraídos por causa da mudança climática e atividades humanas desde o fim dos anos 80.



Fonte: Agência Xinhua em 25/10/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário