Digite aqui o assunto que busca

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Trem-bala chinês tem 2 vezes mais passageiro do que aéreas


Quatro anos atrás, quando foi inaugurada, a estação do serviço de trens de alta velocidade em Changsha costumava ficar quase deserta.

Mas isso é passado. Apenas cinco anos depois da inauguração do sistema chinês de trens de alta velocidade, ele está transportando duas vezes mais passageiros por mês que as companhias de aviação do país.

Com o tráfego crescendo em 28% ao ano já há alguns anos, a rede ferroviária de alta velocidade da China no começo do ano que vem transportará mais passageiros ao mês do que os 54 milhões transportados pelas companhias de aviação norte-americanas em voos domésticos.

O sistema de trens de alta velocidade chinês se tornou uma história de sucesso inesperada. Especialistas em transportes e economistas o mencionam como um dos motivos para o crescimento continuado da China quando outras economias em desenvolvimento estão rateando. 

MAIS PRODUTIVOS

As linhas ferroviárias de alta velocidade sem dúvida transformaram o país, muitas vezes de modo inesperado.

Um estudo do Banco Mundial mostrou que as cidades conectadas às ferrovias de alta velocidade (mais de cem já são) tendem a apresentar maior crescimento na produtividade de trabalhadores.


Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário