Digite aqui o assunto que busca

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

China manterá política monetária prudente e liquidez

A China deve manter, em 2014, sua atual política monetária prudente e uma liquidez apropriada para a segunda maior economia do mundo, anunciou nesta terça-feira o comitê consultivo de política monetária do Banco Popular da China, o banco central do país, em uma declaração.


O banco central chinês deve também manter um crescimento de ritmo razoável para a oferta monetária e o financiamento social total, e otimizar as estruturas de financiamento e crédito, diz a nota, divulgada depois de uma reunião trimestral regular do comitê.

O banco central deve embutir reformas em sua administração macroeconômica diária, e continuar a melhorar a eficiência do mercado financeiro chinês, diz o texto.

Mais trabalho deve ser feito na liberalização das taxas de juros, na reforma cambial do Renminbi, ou RMB, moeda chinesa, e na manutenção da taxa de câmbio do RMB, para que seja basicamente estável e fique em um nível razoável e equilibrado, diz o documento.

O comitê de política monetária, de 15 membros e liderado pelo presidente do banco central, Zhou Xiaochuan, é um corpo consultivo para a elaboração de política monetária do banco central.

O comitê é geralmente composto por altos funcionários governamentais do Ministério das Finanças, do Departamento de Estatísticas e de outros reguladores financeiros, assim como acadêmicos, convocando reuniões trimestrais e fazendo sugestões sobre políticas.


Fonte: Agência Xinhua em 31/12/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário