Digite aqui o assunto que busca

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Parques industriais para Rota de Seda entre China e Malásia estão em construção

Mais de 6,2 bilhões de yuans (cerca de 1 bilhão) foram alocados para a construção conjunta de um parque industrial pela China e Malásia como parte de um plano ambicioso para rejuvenecer a antiga Rota de Seda.


O Parque Industrial Qinzhou China-Malásia na Região Autônoma da Etnia Zhuang de Guangxi recebeu investimentos de mais de 1,2 bilhão de yuans em rodovias, usinas de tratamento de esgotos, fornecimento de água e eletricidade, além de projetos de habitação para trabalhadores, desde que a obra entrou em construção em abril de 2012.

Outros 5 bilhões de yuans foram adicionados este ano para o parque de 55 quilômetros quadrados, o primeiro projeto desse tipo entre China e Malásia.


Considerado uma nova plataforma para a cooperação entre China e ASEAN, o parque será usado para desenvolver logísticas modernas, finanças, seguro, comércio e exposições, além de servir como uma sede regional para companhias transnacionais.

O parque entrará em operação no último trimestre deste ano, acrescentou.

Desde os tempos antigos, o Sudeste Asiático vem sendo um centro importante ao longo da Rota de Seda marítima, uma rota comercial onde a China vendia seda, cerâmica e chá para mercados exteriores.

O presidente chinês, Xi Jinping, propôs a Rota de Seda marítima do século XXI durante sua visita à Indonésia em outubro.

O parque é considerado como um experimento inovador da China e Malásia na reconstrução da Rota de Seda marítima.

Em Kuantan, uma cidade portuária malaia, a China e a Malásia também estão construindo um parque industrial que será o gêmeo do primeiro na China.




Fonte: Agência Xinhua

Nenhum comentário:

Postar um comentário