Digite aqui o assunto que busca

sexta-feira, 27 de junho de 2014

TIBET - LHASA A CIDADE DOS DEUSES

MVI_1257

Lhasa, a cidade dos deuses é o coração do Tibet. Tem sido sede política e religiosa desde 1645. A 3.065 metros acima do nível do mar, sua temperatura pode passar dos 10 graus Celcius durante o dia para 8 graus negativos de uma hora para outra.

Aeroporto de Lhasa


IMG_9391


O contraste entre as imensas montanhas e as pequenas vilas antigas ao longo do caminho com a nova estrada chinesa só confirma a ‘pressa’ do processo de ‘renovação chinesa, que está a pleno vapor no território tibetano, com uma rodovia chinesa novinha e com uma paisagem impressionante.

A cidade é linda de todos os ângulos, e ver o pôr do sol olhando pro Potala, com os tetos dos antigos prédios do centro de Lhasa.


O palácio Potala é um complexo de edifícios interligados, localizado no monte Marpo Ri, com mais de 1.000 salas, 10.000 santuários e 200.000 imagens; Construído em 635 prá servir como palácio real do rei Songtsen Gampo, foi reconstruído em 1645 por Lozang Gyatso, o 5o Dalai Lama, e foi durante muito tempo a residência e centro do poder do lamaismo.

MVI_0117                          MVI_0248

O nome Potala vem da montanha Potalaka, no sul da Índia e em sânscrito significa Buddha da compaixão. O palácio sofreu bastante com incêndios e confrontos fazendo com que mais de 10.000 documentos históricos, e obras de arte tenham sido perdidos. Desde 1994 é considerado patrimônio universal pela Unesco, e hoje é um museu. Porém, devido à fragilidade de sua estrutura, são permitidos apenas 1.600 visitantes por dia, que podem visitar apenas algumas áreas do palácio e parte da residência do Dalai Lama.

IMG_8628
Depois de subir os 2.000 degraus do palácio, a vista das montanhas e do centro da cidade é uma recompensa.






MONASTÉRIO SERA
MVI_0386Sera em tibetano significa rosa selvagem, as mesmas rosas selvagens que crescem nas encostas onde está localizado este monastério. O monastério Sera é considerado uma universidade para os monges. Estima-se que milhares de monges foram formados ali. Hoje em dia restaram apenas poucas centenas, e sua ‘atração’ principal é o debate entre os monges, que acontece todos os dias às 15 horas.

MVI_0579O debate entre os monges budistas é um processo de aprendizado, ele facilita a compreensão da filosofia budista, e sua origem vem de uma antiga tradição hindu. Durante o debate, sempre realizados ao ar livre, aprendizes e mestres trocam desafios sobre passagens das escrituras, em um ritual rigidamente seguido por todos os monges: Primeiro giram o rosário de orações envolto no braço, e batem palmas e o pé durante uma indagação. Ao ser formulada uma pergunta a resposta deve seguir-se de imediato, não sendo concedido ao iniciante tempo para pensar.


MVI_1054A roda de oração, corresponde a um cilindro, feito dos mais diversos materiais, como cobre, prata e até ouro, que contem mantras – palavras sagradas-, esculpidos ou escritos em papel, e que ao ser girada emite uma energia sutil, capaz de gerar saúde, paz, equilíbrio, e vitalidade para todos.

MVI_1662O Jokhang é o templo supremo do budismo tibetano, localizado na praça Barkhor, no coração de Lhasa. O templo foi construído no século VII pelo rei Songtsan Gampo, primeiro rei budista do Tibet, que se casou com 2 princesas, uma chinesa e uma nepalesa, que trouxeram como presente duas das mais antigas estátuas de Sakyamuni, Sidarta Gautama, o Buda. A estátua da princesa chinesa ainda pode ser vista no Jokhang.

IMG_8935

O mercado a céu aberto na praça Barkhor é imperdível. Pode-se achar de tudo, e a ordem é pechinchar. A praça em si é muito importante, um lugar bastante representativo para peregrinos e tibetanos. 


Lhasa é uma cidade encantadora 

MVI_1635


Fonte: Internet by Alessandra



Nenhum comentário:

Postar um comentário