Digite aqui o assunto que busca

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Acadêmicos chineses valorizam visita de Xi Jinping ao Brasil

Acadêmicos chineses acreditam que a visita de Estado do presidente Xi Jinping ao Brasil, realizada em meados de julho, terá um papel fundamental para o desenvolvimento futuro das relações bilaterais.

Zhou Zhiwei, pesquisador do Centro de Estudos Brasileiros da Academia Chinesa de Ciências Sociais, disse à Xinhua que o governo brasileiro e seu povo têm muita consideração à evolução dos laços com a China, a segunda economia do mundo e o principal parceiro comercial do Brasil nos últimos cinco anos.

Aos olhos de Zhou, são bons exemplos os novos acordos assinados durante a visita de Xi a Brasília.

Duas empresas chinesas fecharam contratos com a fabricante brasileira de jatos regionais, Embraer, para adquirir 60 aviões modelo E190. A estatal chinesa de energia, State Grid, marcará presença nos principais projetos de transmissão de energia no território brasileiro através do investimento, construção e manutenção.

Zhou acredita que para o Brasil, a parceria com a China pode ajudar a atender às demandas por capital e infra-estrutura.

Além disso, Sun apontou que a cooperação sino-brasileira em tecnologia informática, que poderá impulsionar no futuro a economia global, não apenas vai quebrar o monopólio dos países industrializados e reforçar a segurança informática dos países em desenvolvimento, mas também expandir a dimensão dos laços econômico-comerciais entre a China e o Brasil.

Este ano marca o 40º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas sino-brasileiras.

Fonte: Agência Xinhua

Nenhum comentário:

Postar um comentário