Digite aqui o assunto que busca

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Conhecendo as casas populares na China, conforme a cultura local !!

 Siheyuan: Casa tradicional com pátio

O Siheyuan é a residência tradicional de Beijing.

Esse tipo de construção, a casa principal, as casas laterais e a casa na frente da principal são ligadas por paredes e todo o complexo cria um pátio cercado. 





 Yaodong: Casa em caverna no Planalto de Loess

Casas em caverna podem ser descobertas em toda a região norte da China, incluindo as províncias de Shanxi, Gansu, Shaanxi e Henan, que se localizam no Planalto de Loess. O Yaodong é feito no solo. Depois de selecionar um bom lugar, os habitantes locais cavam um buraco na terra como base da construção. Em seguida, escavam os cômodos e instalam portas e portas e janelas. O Yaodong conserva bem a temperatura. Por isso, dentro dele não se sente muito calor no verão nem muito frio no inverno. 

Tulou: Casas antigas em castelo, no sudeste da China

Séculos atrás, grupos de hans emigraram das regiões central e norte da China para escapar de desastres naturais e agitações sociais. Eles se estabeleceram em zonas montanhosas da província de Fujian, no sudeste do país, assim como em algumas regiões de Jiangxi e Guangdong. Eles são chamados de "Hakkas" ou hóspedes. Os Hakkas construíram casas parecidas com castelos para se proteger de ataques externos. Essas residências têm formas circular ou retangular e têm um poço no centro. Os cômodos se localizam nos lados. Um tulou acomoda uma família grande ou um grupo de habitantes com ligações íntimas. Conforme o tamanho dos "castelos", entre 200 e 800 pessoas podem conviver num mesmo tulou. 

Iurtas mongóis: Casas móveis de nômades

O iurta mongol também é chamado de tenda abobadada. O enquadramento de um iurta é um anel de madeira, sustentado por pilares. As colunas são cobertas por feltros amarrados por cordas do lado externo. Os iurtas são abertos em cima para receber iluminação e ventilação. O desenho corresponde à mobilidade do povo mongol, que mora em pradarias. No entanto, cada dia mais mongóis se estabeleceram em casas fixas e o número de iurtas diminuiu significativamente. 

Diaojiaolou: Casas-sótão completamente feitas de madeira

Diaojiaolou, ou casas empoladas, são residências especiais para os habitantes da etnia Tujia, Miao, Buyi e Dong, que se concentram principalmente nas províncias de Hunan, Guizhou e na Região Autônoma da Etnia Zhuang de Guangxi. O desenho de diaojiaolou tem colunas com suporte debaixo dos quadros, visa principalmente evitar insetos e animais. 




Casa de bambu: Sótão tropical em florestas tropicais

As casas de bambu da etnia Dai são um tipo de residência como sótãos sustentados por colunas também de bambu. Essas construções estão localizadas, principalmente, na província de Yunnan, sudoeste da China. A forma de casa de bambu tem como objetivo evitar insetos, serpentes e animais. Também está adaptada para ter boa ventilação e proteção contra a humidade. O espaço vazio abaixo pode ser usado para armazenamento ou criar gados.


Extensões
A Chinatur leva você para ver essas curiosidades da China
e de outros paises.

Fonte: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário