Digite aqui o assunto que busca

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Povoado se esvazia de moradores para encher-se de turistas

Huangling, um pequeno povoado da província de Jiangxi, no sudeste da China, se transformou em um lugar singular: se esvaziou de moradores para encher-se de turistas.
Templo em Huangling, um pequeno povoado da província de Jiangxi, no sudeste da China
Templo em Huangling,  Jiangxi, no sudeste da China

As autoridades locais o promovem como "o povoado mais lindo da China" e, com o objetivo de proteger sua beleza, os que ali viviam foram desalojados, para que a cidade fique intacta para os que decidam visitá-la.
Situado em um vale infestado de terraços onde se cultiva arroz e couve-nabiça, este povoado milenar está formado por pouco mais de uma centena de casas, a maioria delas construídas há entre cinco e seis séculos.
Em seus telhados, os aldeões põem para secar milho, abóbora, pimentões ou flores de crisântemo, o que dá à paisagem um toque de cor que contrasta com o branco e o marrom das casas, com uma arquitetura de estilo hui.
Além disso, ao passear por suas ruas, o visitante é convidado a entrar nas casas, a esbaldar o paladar com bolos ou "jiaozi" (típicos raviolis asiáticos) e também são estimulados a participar das atividades cotidianas.
A imagem oferecida por Huangling seria idilicamente bucólica se não fosse porque nem tudo ali é real.
O povoado se transformou em uma espécie de museu etnológico ou parque temático sobre a vida rural chinesa - com uma entrada de 135 iuanes (cerca de R$ 50) - e os antigos moradores passaram a ser figurantes em uma montagem na qual todo o protagonismo recai sobre o turista.
"Há dez anos a maioria destas casas estavam praticamente destruídas. Agora montamos um povoado lindo para que as pessoas o visitem", explicou Wu Xiangyangum empresário da região.
A empresa de Wu restaurou algumas casas de Huangling, contratou antigos moradores para que devolvam a vida ao povoado, abriu bares e lojas e agora está construindo um complexo hoteleiro de vários edifícios que, quando estiver pronto no final 2015, disporá de 350 camas e dará emprego a 350 pessoas.
Em 2014, o primeiro ano desde que o povoado foi aberto ao público após sua remodelação, 200 mil pessoas foram visitá-lo, segundo os dados divulgados pela empresa responsável.
A China recebeu em 2013 um total de 55,7 milhões de turistas estrangeiros, 3,5% menos que o ano anterior, enquanto o turismo interno também caiu 2,5% e ficou em 129 milhões de pessoas.

Conheça as charmosas vilas da China, viajando com quem  entende
 de China há mais de 35 anos!!!!!

Fim de Ano na China

Fonte: Exame.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário