Digite aqui o assunto que busca

sábado, 27 de dezembro de 2014

A presença portuguesa em Macau - China

Há mais de 400 anos, num pedaço de terra da província de Guangdong (Cantão), apareceu um grupo de estrangeiros, os portugueses, cuja chegada mudou de forma inesperada o panorama dessa pequena aldeia que era, na altura, quase desconhecida na China. Desde então, começou a sua extraordinária história.
No ano de 1557, considerado como a data da chegada dos Portugueses, os mandarins e comerciantes de Macau obtiveram a sanção imperial para que se fixassem no pequeno território. 
Arquitetura da Ilha de Taipa em Macau
O território de Macau é atualmente composto pela península do mesmo nome e pelas duas ilhas de Taipa e Coloane, numa superfície total de 16 quilómetros quadrados.

Em cerca de 1557, os portugueses que lá chegaram obtiveram permissão oficial de residência do então governo de Guangdong, pagando uma taxa de aluguer. Iniciam, desde então, uma influência gradual e subtil sobre esse território, mais tarde baptizado de Macau.

Pier da Ilha de Coloane em Macau

macau A presença portuguesa em MacauCom o aumento da população portuguesa em Macau, o intercâmbio cultural entre a China e Portugal, bem como com outros países europeus, desenvolve-se rapidamente. Em 1849, Portugal deixa de pagar a taxa de aluguer e depois, em 1887, assina com o Governo Chinês o Tratado de Amizade e Comércio Sino-Português, o qual “reconhecia e legitimava a ocupação perpétua de Macau e das suas dependências pelos portugueses, o que se irá traduzir numa influência portuguesa mais profunda e duradoura em Macau.

A 20 de Dezembro de 1999, a República Popular da China reassumiu o exercício da soberania sobre Macau, terminando assim, em Macau, a administração europeia.
Arquitetura

Macauhoje.3t A presença portuguesa em MacauQuando os portugueses permanecem oficialmente em Macau, a transformação do território passa a ser algo de inevitável.
Os portugueses, vivendo em Macau, procuraram uma qualidade e estilo da vida semelhante a que tinham em Portugal. Tentaram construir um mundo luso naquele pedaço de terra. Iniciaram, assim, a construção de edifícios permanentes.
A arquitetura em Macau divide-se em dois estilos: chinês e europeu.



O Azulejo

zMacau2 jpg A presença portuguesa em Macau
Calçada de estilo português em Macau
É um tipo de pintura aplicada em cerâmica quadrada com uma das faces decoradas e vidradas. Hoje em dia, o azulejo é também um aspecto específico da cultura de Macau. O próprio aeroporto de Macau exibe paineis gigantescos de azulejo. 


Gastronomia

Com a presença portuguesa no território, a gastronomia de Macau também foi profundamente influenciada. 

Integra fortes vestígios de receitas enraizadas na tradição portuguesa mas também chinesa ou ainda indiana, tornando-a rica e peculiar. Cozinha essencialmente caseira, encontram-se vários locais em Macau onde pode ser apreciada. É denominada gastronomia macaense.

Macau guarda em si um tesouro muito precioso: a herança portuguesa. É necessário proteger esse legado e explorar, da melhor forma, essa riqueza. Acreditamos que Macau conseguirá desenvolver-se ainda mais se não menosprezar essa herança e até tornar-se verdadeiramente numa preciosa pérola do Oriente para o mundo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário