Digite aqui o assunto que busca

segunda-feira, 15 de junho de 2015

O Buda Gigante de Hong Kong

Foi em 1906 que o Buda Gigante de Hong Kong começou a nascer, mas a estátua só foi inaugurada mesmo 90 anos mais tarde. Tudo começou quando três monges vindos da China ficaram encantados com uma ilha montanhosa na região de Hong Kong, que, vale lembrar, na época era um território controlado pelo Reino Unido.

Po Lin Monastério

Eles gostaram tanto que decidiram construir ali um monastério budista chamado inicialmente de Tai Mao Pung, nome que significa “A grande cabana”. Mais tarde o monastério foi renomeado para como conhecemos hoje: Po Lin. O prédio é colorido e bem decorado, com várias estátuas representando o passado, presente e futuro de Buda. Mas, antes de falar do monastério (e do Buda Gigante), é preciso entender um pouco da geografia de Hong Kong.

O território de Hong Kong é dividido entre partes do continente e várias ilhas. A mais famosa delas, onde ficam os turistas e os arranha-céus, é a ilha de Hong Kong, que dá nome à cidade-Estado. A ilha em que os monges se estabeleceram é a de Lantau. E os viajantes têm dois bons motivos para passar por lá: o Ngong Ping 360, um teleférico de quase seis quilômetros que leva até a região do Monastério Po Lin e, claro, o  Buda Gigante, uma estátua enorme de Buda sentado, feita em bronze.

Monastério Po Lin


Em 1973 os monges de Po Lin foram convidados a visitar uma escola de zen budismo no Japão. Lá, se impressionaram com a grandiosidade da estátua de Buda em Kamakura. Inspirados, eles resolveram construir uma estátua de Buda gigante em Hong Kong, uma imagem que ajudasse a espalhar a filosofia budista e suas tradições. Segundo eles, o espírito de tranquilidade e paz que uma imagem de Buda transmite é uma fonte de conforto espiritual para as pessoas. Em 1974, o governo deu aos monges uma grande área no topo de um monte para a execução do projeto.

Alguns anos mais tarde, os monges visitaram a China, durante o processo de abertura do país, e ficaram maravilhados com o Templo do Céu (Tian Tan) em Pequim. Isso os levou a planejar uma estátua de Buda com a base semelhante ao Altar do Céu, um caminho de ladrilhos de 350 metros, com três terraços concêntricos, onde cada lance de escadas tem um número específico de 9 degraus, representando boa sorte. Por isso, o nome oficial da estátua em Hong Kong é Tian Tan Buddha.

O Buda Gigante de Hong Kong
Buda gigante de Hong Kong detalhe

Em 1993, a estátua Tian Tan Buddha foi finalmente inaugurada. Feita em bronze, é uma das cinco maiores estátuas de buda na China, com 34 metros de altura e 250 toneladas. Buda está sentado num trono de lótus, numa plataforma circular de três andares – o Hall do Universo, o Hall do Mérito Benevolente e o Hall da Recordação.

Ao redor da plataforma estão seis estátuas de bronze menores, conhecidas como “Devas”, que oferecem flores, incenso, iluminação, unguento, frutas e música ao Buda. Todos essas ofertas simbolizam alguma das virtudes necessárias para se chegar ao Nirvana. É preciso subir 268 degraus para chegar ao topo. Ao contrário da maioria das outras grandes estátuas de Buda, o Tian Tan tem sua face virada para o norte, para que olhe pelo povo chinês.
Devas buda gigante de Hong Kong

Existem três maneiras de chegar ao Buda Gigante a partir de outras áreas de Hong Kong. As duas mais baratas são:

1. Pegar o metrô até a estação Tung Chung e descer na saída B. De lá, você pega New Lantao Bus 23 e chega em 40 minutos na vila Ngong Ping. Desse ponto são só oito minutos de caminhada até a estátua.

2. Ou então você pode pegar uma ferry saindo o Central Pier 6 em direção à Mui Wo. Esse barco circula diariamente nas versões ordinary (demora 50 minutos) ou fast (demora 35 minutos) – os preços variam de acordo com as classes e velocidade do transporte. De Mui Wo, pegue o New Lantao Bus 2, que também leva 40 minutos.
subida buda gigante de Hong Kong
Buda Gigante visto do Cable Car

Fonte: Internet


Consulte a CHINATUR, para roteiros a Hong Kong e outros destinos na China, 
confira também no site:



E02 - EXTENSÃO A HONG KONG (3 DIAS / 2 NOITES)Hong Kong (2n) 
1º Dia – HONG KONG
Chegada a Hong Kong, conhecido como a “Pérola Oriental”, é uma das cidades mais potenciais da Ásia. Traslado ao hotel. Alojamento.
2º Dia – HONG KONG
Pela manhã, city tour de meio dia visitando Cais de Pescadores Aberdeen, muito conhecida pelas restaurantes flutuantes que chegam pelo barco de motor, Baía de Repulse, uma das praias mais populares e acessíveis em Hong Kong, e Pico de Victoria, no topo da montanha com 544m acima do nível do mar, é a zona residencial mais prestigiada da ilha. Almoço não incluso. Tarde livre. 
3º Dia – HONG KONG
Na hora indicada, traslado ao aeroporto. Fim de serviços. (passagem de saída não incluído).

Nenhum comentário:

Postar um comentário