Digite aqui o assunto que busca

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Mais um excelente projeto de engenharia na China – Nanpu Bridge (ponte Nanpu)


Ela é enorme e suspensa por cabos de aço. Como tudo na China, imensa, enorme, imponente. Mas o que mais chama a atenção é o projeto. Puxi é a área antiga da cidade, cheia de viadutos, sem mais espaço para crescer. Pudong a área nova, planejada, espaçosa e quase sem elevados. A ponte precisava ligar as duas partes da cidade e teria que ser alta o suficiente para não impedir o tráfego fluvial.

Em Pudong isso não seria problema, pois havia espaço para construir a ponte com o devido declínio, quase em linha reta. Já Puxi… ali não haveria espaço, de jeito nenhum. A solução foi a construção de um caracol até a altura necessária para iniciar a travessia.
Uma ponte em caracol, como um estacionamento de shopping. 
1b2d5e0e9a22ea161b2c900611b66c7d
EndereçoInner Ring Elevated Rd, Huangpu, Shanghai, China
Inauguração1 de dezembro de 1991
Início da construção15 de dezembro de 1988
Comprimento total8.346 m
Altura150 m
A primeira ligação entre Puxi e Pudong
‘Nanpu Bridge’ foi a primeira ponte construída para atravessar o rio Huangpu. Foi um dos principais facilitadores para o desenvolvimento contínuo e rápido do Distrito de Pudong. A concepção e localização da ponte também a tornou uma atração turística. Ela ainda promove dois belos espetáculos, como quase tudo em Shanghai: a visão diurna e a noturna.
nanpu map
História
Huangpu é considerado pelos shanghaineses, como o rio-mãe do desenvolvimento e berço da formação da cidade. Mas ao mesmo tempo, ele dividia a cidade em duas partes, sem ligação terrestre e isso impedia o desenvolvimento de Pudong. Uma ponte seria a melhor solução.

Nanpu_Bridge-6
Construção
Oficialmente a obra começou em 15 de dezembro de 1988 e foi concluída em 20 de junho de 1991. Deng Xiaoping pessoalmente escreveu o nome da ponte na viga principal. A cerimônia de abertura foi realizada em 19 de Novembro de 1991 e aberto ao tráfego em 1 de dezembro de 1991, tornando-se a primeira ponte sobre o  Huangpu, no centro de Shanghai, e a quarta maior ponte estaiada do mundo (naquela data). US$130 milhões).
A conclusão bem sucedida da ponte Nanpu estimulou o desenvolvimento econômico de Shanghai e também uma boa base para a construção subsequente das pontes de Yangpu e Xupu, ambas sob o Huangpu.
O comprimento total da Nanpu é 8.346 metros. A ponte principal é 846 metros e o comprimento total caracol circular elevado é 7500 metros. Com uma altura de 46 metros sobre a água, navios de até 55 mil toneladas são capazes de navegar por baixo da ponte.
A ponte principal é uma ponte estaiada com duas torres principais a 150 metros de altura, e lembrando a letra ‘H’. Cada lado da ponte tem 22 pares de cabo de aço. É uma estrutura composta de aço e concreto.

Algumas curiosidades:
  • O rio Huangpu corta Shanghai; possui 113 km, 400 metros de largura e 9 metros de profundidade . É o último afluente importante do Yangtze antes de desaguar no mar da China Oriental.
  • Hoje existem 5 pontes que cruzam o rio: Songpu, Xupu, Lupu, Nanpu e Yangpu.
  • Além das pontes, existem aproximadamente 5 túneis e várias linhas de metro que passam abaixo do rio.
Realmente uma  magnífica e imponente obra de engenharia.

Fonte: Internet



Nenhum comentário:

Postar um comentário