Digite aqui o assunto que busca

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Inventos importantes da CHINA para a Humanidade

Hoje em dia quase tudo que se consome, que se usa e, claro, que se compra é feito na China. Sabemos que a China é a grande ‘copiadora’ e executora das grandes idéias do mundo moderno. Mas não é bem assim.
O que realmente foi inventado na China, partindo da experiência e da sabedoria desse povo milenar? Pelo que se pode encontrar existem coisas que os chineses inventaram e que fazem uma enorme diferença para a humanidade.Resultado de imagem para feito na china
Resultado de imagem para papel
Papel – esse invento data de aproximadamente 2000 anos atrás e realmente mudou a vida de todos. Começaram a escrita usando o bambu, que foi precursor do papel propriamente dito. Não se sabe ao certo quando, mas os créditos são dados a T’sai Lun ou Cai Lun. A ‘tecnologia’ do papel saiu da China após a invasão dos Muslims, que persuadiram os trabalhadores a contarem o ‘segredo’ da fabricação do papel. Depois passou para as mãos dos Espanhóis, até chegar aos Estados Unidos por volta de 1600 e se espalhar de verdade pelo mundo.

Resultado de imagem para pólvoraPólvora – parece que esse foi mais uma das coisas descobertas por acaso. Sabe-se da pólvora presente na história da China desde a Dinastia Tang. A pólvora era um suposto ‘elixir da vida’, que poderia transformar o usuário em imortal. Para fazer o ‘elixir’ precisavam de enxofre, carvão e salitre. Os alquimistas da Dinastia Tang começaram os experimentos com as substâncias. O resultado foi descrito num texto de meados do século IX onde dizia que ‘resultou em fumaça e chamas e as mãos e rostos ficaram queimados, bem como a casa onde eles trabalhavam.

Resultado de imagem para Bússola

Bússola – Sabe-se que a bússola apareceu na Dinastia Qin (200 a.C.), e também por acidente. O interessante é que naquela época ela não era usada para direção, mas sim para guiar o Feng Shui, onde eles procuram o norte e o sul, principalmente, para atrair boa sorte e fortuna para suas casas, escritórios etc. Só mais tarde que eles perceberam a utilidade de localização que a bússola pode proporcionar.


Resultado de imagem para invenção da imprensa


Imprensa – foi a quarta maior invenção chinesa, que começou entre o século IV e VII (Dinastia Tang), aproximadamente. O processo se dava tal como conhecemos hoje a xilogravura. Desenhava-se numa superfície de madeira, que depois recebia tinta e essa era ‘carimbada’ no papel. Somente na Dinastia Song que Bi Cheng criou os tipos móveis de impressão, que chegaram até o mundo e foram se aperfeiçoando até os dias de hoje.

Fonte: China Minha Vida

Gostou????? 
Aguarde que vamos mostrar outras invenções chinesas nos próximos posts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário